Neste dia 08 de abril, celebração do Dia Mundial da Astronomia, precisamos fazer algumas reflexões importantes não só sobre o universo, mas, principalmente, sobre quem o pesquisa.
A Astronomia é o estudo de tudo além da Terra, ou seja, do Universo. Quem é pesquisador desse campo de estudos observa o que se pode ver a olho nu (como o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas) ou o que só podemos ver com telescópios e sondas (galáxias distantes e partículas minúsculas, por exemplo).
“A astronomia é o estudo da origem e evolução do Universo, da física e da química dos objetos celestes e do cálculo das suas posições e movimentos.”
Nossas pesquisas nesse campo e em seus correlatos vem quebrando paradigmas e transformando a Ciência e a Tecnologia de maneiras cada vez mais disruptivas. Nosso cabedal de ferramentas só aumenta e nossos resultados são claros.
Dakila Pesquisas, nosso think tank, e principal fonte vertedora de conhecimento no campo da astronomia em vários países, detém um corpo de cientistas e pesquisadores únicos no mundo por um motivo em especial:
“Eles vestem a camisa”
O ato de vestir a camisa no dicionário quer dizer abraçar uma causa e lutar por ela e empenhar-se em um trabalho ou tarefa, por idealismo, sem necessariamente esperar compensações financeiras. Assim como nós fazemos:
“Ciência por ideal e pesquisa por vocação”
Dificilmente um grupo de profissionais se apresenta com tanto fervor e dedicação como aqueles que trabalham e pesquisam dentro do Ecossistema Dakila. E isso é um ativo estratégico sem igual na seara do mundo acadêmico, empresarial e político.
Nossos cientistas, pesquisadores e colaboradores não só trabalham arduamente pelo avanço da astronomia e de outras tantas disciplinas. Eles literalmente vestem a camisa para irem botar o pé no chão e realizar a pesquisa empírica mais pura e aplicada que existe; gente assim só nós temos.
Gente que avança pautas pelo bem da humanidade, não só por ganhos financeiros ou de imagem como os ditos cientistas do mundo acadêmico.
Não, eles o fazem por um ideal.
O fazem pois são brilhantes como as estrelas.
São feitos da luz do universo: eles são astros.
E por isso, neste dia, eu digo:
“Os astros vestem a camisa!”
Urandir Fernandes de Oliveira, fundador e CEO do Ecossistema Dakila e da Dakila Pesquisas, um think tank voltado para ciência, pesquisa e inovação.