O presidente de Dakila Pesquisas e fundador do Ecossistema Dakila, Urandir Fernandes de Oliveira, foi entrevistado pelo jornalista Júnior de Alcântara, responsável pelo web programa O Documentarista, que trouxe assuntos ligados a ufologia e manipulação da grande mídia como destaque desse bate-papo que aconteceu no dia 21 de julho pelo Facebook.
Logo de início, o jornalista trouxe perguntas espinhosas sobre o caso do ET Bilu, assunto que o levou a lançar uma série de vídeos em seu canal no YouTube investigando o caso, desde a época em que a Record de São Paulo e a Band publicaram reportagens tendenciosas e sarcásticas.
O presidente de Dakila Pesquisas relatou como foi a passagem de ambas emissoras e detalhou que todas as acusações feitas sobre sua imagem são falsas. Na sequência do bate-papo, Urandir também esclareceu o caso de um ufólogo que difamou o seu trabalho e tentou prejudicar as pesquisas do grupo.
“A maioria da mídia mundial é paga para difamar e distorcer os fatos; fazem as pessoas de marionetes, manipulando a informação. No caso da Record de São Paulo, que foi em Zigurats gravar, nós divulgamos o vídeo dos bastidores. Ambas as câmeras registraram as mesmas cenas, porém o material apresentado pela emissora foi completamente diferente. E essas alterações dos fatos só confundiram as pessoas e as distanciaram da realidade”, pontuou Urandir.
Por muitos anos, os trabalhos realizados por Dakila Pesquisas foram vistos como fantasias e sensacionalismos. Em defesa, o presidente afirmou que nessa época, as pessoas não tinham acesso à informação e acreditavam apenas no que viam na televisão e nos jornais. Com o passar do tempo, a internet ganhou força e hoje tudo é possível pesquisar. “Como estamos tirando a venda dos olhos das pessoas, muitos nos vêem como uma ameaça. Mas a população está despertando para a realidade, criando sua liberdade de pensamento e de ação, e a internet está facilitando esse caminho”.
Nas últimas semanas, Júnior de Alcântara publicou em seu canal no YouTube, O Documentarista, uma série de vídeos nos quais mostra as investigações que realizou sobre a ufologia e a manipulação da mídia brasileira. Sem demonstrar apoio a nenhum lado, apenas mostrando os fatos, o profissional trouxe esclarecimentos e entrevistas de como foram produzidos os materiais jornalísticos do caso ET Bilu que repercutiu em nível mundial.
“Todo o material que solicitei quando estava realizando as investigações me foi concedido por Dakila. Em nenhum momento a minha perícia foi feita no intuito de defender o grupo de pesquisa, pelo contrário, eu queria encontrar a farsa, e de repente minha busca foi levada para outro entendimento”, afirmou o jornalista.
Confira a entrevista completa com o presidente de Dakila Pesquisas aqui: Entrevista com Urandir Fernandes – Facebook. Demais vídeos do canal O Documentarista, pelo link: O Documentarista – YouTube.